“Espaço família” por casapark + MAAI

30 de Setembro de 2020

Escritório de arquitetura convidado pelo casapark apresenta na mostra Janelas CASACOR Brasília propostas para um novo jeito de morar, trabalhar, estudar e se divertir em um espaço criativo, acolhedor e elegante. O espaço poderá ser visitado virtualmente por meio App de realidade aumentada

 

As relações familiares se estreitaram e a rotina diária da casa mudou. Estamos todos juntos, mas cada um buscando seu espaço para trabalhar, estudar, interagir com os amigos, se divertir e relaxar. O “Espaço família” por casapark + MAAI criado para a mostra Janelas CASACOR Brasília apresenta uma reflexão sobre o novo jeito de morar. A mostra acontece de 3 de outubro a 2 de novembro, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

 

O “Espaço família” foi pensado para atender às novas necessidades surgidas durante a pandemia. “Tivemos que reaprender a conviver em família, encontrar formas de trabalhar e estudar e nos divertir sem sair de casa, o que nos levou a estabelecer novas prioridades”, afirma Ivana Valença, diretora de marketing do casapark. “São necessidades que surgiram na urgência de um momento singular, e que trouxeram consequências importantes para nossas vidas diárias”, diz. “Convidamos os profissionais do MAAI Arquitetos Associados para propor soluções criativas para um novo jeito de morar”, completa Ivana.

 

A paleta de cores bem como os materiais e acabamentos remetem à natureza e ressaltam a importância de viver em um ambiente saudável, calmo, confortável e de qualidade. “A inspiração surgiu da observação da aproximação dos núcleos familiares, dos momentos únicos vividos fisicamente ou digitalmente durante a quarentena. Essa convivência alterou o nosso olhar sobre os objetos, espaços e nos fez refletir sobre as memórias do nosso antigo cotidiano”, informam os arquitetos Arnaldo Pinho, Isabel Veiga e Monica Pinto, sócios do MAAI Arquitetos Associados.

 

Compõem o espaço o sofá Joaquim, de Bruno de Carvalho, a cadeira Ella, de Jader Almeida, a poltrona Lia e a mesa Mariza, ambas de Sérgio Rodrigues, peças garimpadas na Hill House vêm em tons de caramelo e marrom e materiais como tecido e palha naturais, couro, madeira a latão. Completam o ambiente, o piso de madeira em carvalho europeu e o forro de madeira tauari.

 

Arte e design

O “Espaço família” traz ainda uma instalação da artista visual Valéria Pena-Costa. Nos nichos da estante metálica que ocupa o fundo do ambiente de ponta a ponta, Valéria apresenta parte de um trabalho que está em processo e foi adaptado para o espaço. “É um trabalho que venho fazendo durante o isolamento, dourando objetos, móveis e paredes”, diz a artista. “É over, tem acúmulos, peças banais “ressignificadas”. Parte do meu próprio desejo de ressignificar os dias difíceis que temos passado. Estou “dourando a pílula” que estamos engolindo a cada dia”, completa.

 

Realidade aumentada

Para ampliar a experiência sensorial do “Espaço família”, o casapark convidou a CLX Tech & Design para desenvolver um App de realidade aumentada que permite ao visitante simular situações de uso de espaço além de configurar, inserir personagens de uma família virtual para humanizar o espaço. Ao apontar a câmera do celular para o container, o visitante insere cenas pré-gravadas com membros de uma família virtual na instalação e pode ver detalhes do projeto criado pelo MAAI, como a família interagem com mobiliários e complementos e a usabilidade das peças. “O aplicativo é uma ferramenta muito interessante, que junto a outras mídias oferecidas pela mostra, como catálogos, fotos e vídeos, permite ao público visitar o espaço virtualmente mesmo sem poder entrar fisicamente no container”, afirma Ivana Valença. O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android.

 

Sobre o MAAI – Arquitetos Associados

Criado em 2012, como um espaço para agregar conhecimentos e experiências, o MAAI Arquitetos Associados é formado pelos arquitetos Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga. Monica Pinto é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FA –UFBA – 1994). Arnaldo Pinho, arquiteto e urbanista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB – 2011), periodicamente ministra cursos e palestras na área de materiais de acabamento. Isabel Veiga é arquiteta e urbanista formada na Universidade de Brasília (UnB) (1995). “Resolvemos montar uma empresa, levando em conta os anos de experiência no mercado de arquitetura e interiores em Brasília. Precisávamos colher o que de melhor cada um dos sócios tinha para, assim, montarmos a nova empresa”. O escritório investe no aprimoramento de conhecimento da equipe, por meio de palestras com lojistas e fornecedores.

 

Serviço:

“Espaço família”, por casapark + MAAI

Mostra janelas CASACOR Brasília

Quando | De 3 de outubro a 2 de novembro de 2020

Onde | Estacionamento 10

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Lojas parceiras |CLX Design e Hill House

Instalação artística | Valéria Pena-Costa | Sem título | Objetos pintados | 2020


Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação

Contato: Luiz Alberto Osório

E-mailluiz.alberto@agendakb.com.br

Telefone: (+55 61) 98116-4833

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se