Tahir Shah e “A Casa do Califa” no CasaPark

08 de Julho de 2014
Tendências

Reconstruir uma casa que pertenceu a um califa, mantendo as características originais do imóvel, não é tarefa fácil. Mais difícil ainda é decidir-se a deixar o pequeno apartamento na fervilhante Londres, Grã-Bretanha, e mudar-se para uma casa em obras, localizada em uma favela de Casablanca, no Marrocos, com a mulher e os filhos pequenos. É nesse contexto que o escritor inglês de origem afegã Tahir Shah escreve seu livro “A Casa do Califa”. Para falar dessa experiência, Shah estará na Praça Central do CasaPark, na próxima segunda-feira, 15 de setembro. A palestra começa às 20h e será seguida de uma sessão de autógrafos. O encontro, que terá tradução simultânea, é gratuito e livre para todos os públicos.

Diretor, fotógrafo e jornalista, Tahir Shah é autor de mais de dez livros de viagem publicados. Seus documentários foram exibidos na National Geographic Channel, no Channel 4 no Reino Unido, na Channel Five e no History Channel, bem como em cinemas ao redor do mundo. Ele também escreve artigos e resenhas de livros para jornais como o Washington Post. Shah nasceu e estudou na Grã-Bretanha e mudou-se para o Marrocos em 2003, onde mora até hoje.

Em A Casa do Califa, livro apontado como um dos dez melhores de 2006 pela revista Time, Shah narra uma visão diferente da estampada nos cartões-postais de Casablanca. O autor escreveu um caderno de viagem que conta sua história e de sua família com uma casa no Marrocos. Cansado do clima chuvoso da capital britânica, ele decide buscar o seu equilíbrio e a sua história no Oriente Médio – de maneira nostálgica, quando, com a família de origem afegã, visitava o país nas férias. Muda-se, então, para Casablanca, onde investe todo o dinheiro que tinha na compra da casa Dar Khalifa, um palacete desgastado pelo tempo e que fora propriedade de um califa. Sempre com humor, o livro conta o processo de restauração da propriedade e os casos que aconteceram durante o ano em que foram realizadas as obras e a adaptação à cultura árabe local.

O público poderá conhecer, além desta história que mistura relato pessoal com costumes do Oriente Médio, um pouco do trabalho do escritor Tahir Shah em um espaço ambientado para aproximar a cultura marroquina da brasileira, com tapetes e acessórios orientais das lojas By Side, Gallery Tapetes e Undergallery, do CasaPark. O livro “A Casa do Califa”, à venda na Livraria Cultura, também será vendido no local no dia do encontro.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se