Ocupação 9 – Projeto FUGA/Ateliê Valéria Pena-Costa + A Pilastra

20 de Novembro de 2019
Evento

Período: 06 a 24 de novembro de 2019
Nome da exposição: Atravessamentos

A Ocupação 9 da Galeria Casa, para o mês de novembro, apresenta a exposição “Atravessamentos” e conjuga dois espaços de produção em arte contemporânea de Brasília, um localizado num setor residencial do Lago Sul e outro embasado no setor de oficinas mecânicas do Guará. A Galeria Casa tem a honra de sediar uma parte significativa do que circula nesses espaços de vivência e transformação artísticas.

O Projeto FUGA/Ateliê Valéria Pena-costa nasceu de uma agremiação feliz de interesses. Por um lado, a expertise da anfitriã Valéria se conjugou com o ímpeto pesquisador de Luciana Paiva e o empreendedorismo de Dalton Camargos. O trio iniciou uma série de ações entre 2016/2017 que congregaram variadas propostas de artistas, de ocupações e de intervenções artísticas. Disso, se formou um núcleo mais consistente de investigação na linguagem visual que trabalha em conjunto desde então. Para essa mostra, foram selecionadas obras da dupla Andréa Campos de Sá e Walter Menon, bem como de artistas como Bia Medeiros, Waleska Reuter, Carppio de Morais, Miguel Simão e Wagner Barja. Entre as linguagens, temos esculturas, objetos, pinturas e instalação.

A Pilastra cumpre com funções que extrapolam o convencional de vendas de um espaço expositivo. Além de expor trabalhos artísticos vinculados às linguagens visuais contemporâneas, como a performance e a vídeo arte, se vinculada à cena LGBTQI+, promove ações de base comunitária e estabelece um circuito de integração entre algumas das diversas áreas administrativas do Distrito Federal, distantes e diferentes das características do Plano Piloto. Recentemente, inaugurou uma curadoria junto à Bienal de Curitiba, para o Espaço Cultural Renato Russo. Os artistas representados são Brunetty BG, Fernanda Azou, Jamila Maria, Lua Cavalcante, Rosa Luz, Gustavo Silvamaral, Rafael da Escóssia e Xibi Rodrigues.
Trouxeram fotografias, pinturas, instalação e objetos.

“Atravessamentos” conjuga, num mesmo espaço/tempo da Galeria Casa no decorrer da Ocupação 9, artistas de diferentes gerações e diferentes posições em cada uma de suas trajetórias. Alguns estão em princípio de carreira, no início da graduação. Outros são doutores e mestres com vastas experiências na academia e no circuito da linguagem artística contemporânea, estabelecido tanto dentro quanto fora do Brasil. Assim, esperamos que o percurso entre uma obra e outra possa agregar um princípio de diferença apresentado pelas próprias obras. Boa travessia.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se