Ocupação 8 – Christus Nóbrega

22 de Outubro de 2019
Evento

Período: 04 a 31 de outubro de 2019
Nome da exposição: Fábrica de pipas

A Ocupação 8 da Galeria Casa, para o mês de outubro, apresenta a “Fábrica de pipas” de Christus Nóbrega. O artista desenvolveu esse projeto depois de uma residência na China, no decorrer de 2015. Trata-se, literalmente de uma fábrica de pipas, com moldes, varetas, papéis, colas, barbantes e tesouras, disponíveis para a produção das pipas, como numa fábrica, com relógio de ponto e estações organizadas para o trabalho. Em paralelo, instalada pelas paredes da galeria, no salão principal e na saleta ao fundo, há uma mostra individual do artista com obras inéditas e outras que pertencem à exposição “Dragão Floresta Abundante”, com
curadoria de Renata Azambuja, exposta no circuito do CCBB, também resultante da estadia chinesa. Queremos com isso, celebrar o mês das crianças e estimular o olhar e o fazer para a prática artística como transformadora do mundo. A arte promove um novo estatuto para a fruição entre as pessoas, as ideias, os tempos e os lugares.

Christus Nóbrega é nascido na Paraíba e veio para Brasília para trabalhar como professor pesquisador no Departamento de Artes Visuais da UnB. Ali, ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, orienta estudantes nas mais variadas tendências de pesquisa em arte contemporânea e se envolve em diversos e variados projetos. Tornou-se brasiliense, como eu, como muitos de nós, adeptos a viagens pelo mundo. Nisso, já esteve na Austrália, na Europa e em várias outras regiões do planeta com sua arte. Como cidadão do mundo, o artista viaja e as viagens fazem parte intrínseca de seu pensamento materializado em obra. Com requinte
técnico e largo espectro de experimentação entre linguagens, o artista investiga poeticamente a fotografia, a instalação, a performance, a videoarte, entre outros campos de pensamento e ação das artes atuais.

“Fábrica de Pipas” é uma instalação performática. Foi concebida nesse formato exclusivamente para a Galeria Casa. A pipa foi inventada pelos chineses em 1.200 a. C. e hoje, encontra-se ligada a eventos lúdicos, está espalhada por todo o mundo e faz parte da memória afetiva de muita gente. Abre a mostra um texto informativo e questionador sobre a condição humana e sobre a característica exclusiva da humanidade de produzir fábricas. Ao que tudo indica, o labor é um elemento de transformação tanto dos seres humanos quanto das culturas que estruturam as experiências e as vivências da humanidade. Ao visitar a exposição, somos convidados a apreciar as obras e a produzir pipas na fábrica. Para isso, a equipe de mediação está devidamente a postos, uniformizada e pronta para auxiliar, introduzir e desenvolver conteúdos no fascinante mundo das pipas. Porém, como toda fábrica, existem regras e elas devem ser seguidas para a garantia da melhor qualidade na satisfação.

Boa imersão.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se