O projeto “Conversa de atelier” traz o arquiteto e urbanista paulistano Lourenço Gimenez para a Galeria Casa

26 de Março de 2019
Evento

Projeto realizado pelo Atelier Piloto reunirá no CasaPark profissionais e estudantes para uma conversa sobre arquitetura e urbanismo organizada pelo BLOCO Arquitetos. Criada para receber ocupações artísticas, a Galeria Casa se prepara para abrir a mostra de acervo da Galeria Clima, em abril. A mostra coletiva “Exercícios do Olhar: plural – singular”, da Galeria Karla Osorio será prorrogada até o dia 30 de março

No dia 28 de março, quinta-feira, às 18h, a Galeria Casa abre as portas para o projeto “Conversa de Atelier”, um ciclo de palestras organizado pelo BLOCO Arquitetos e realizado pelo Atelier Piloto em parceria com o CasaPark. A cada mês, um arquiteto brasileiro ou estrangeiro participa do encontro. O primeiro convidado é o arquiteto e urbanista paulista Lourenço Gimenes, do escritório FGMF. O evento é voltado para estudantes e profissionais de arquitetura e pessoas interessadas em participar de uma conversa em torno da arquitetura e do urbanismo. A Galeria Casa fica no 1º Piso do CasaPark, no corredor do Espaço Itaú de Cinema. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.

O ciclo de palestras promovido pelo Atelier Piloto ocorrerá mensalmente no espaço da Galeria Casa, projeto arquitetônico do BLOCO Arquitetos, e tem como objetivo trazer a Brasília grandes nomes da arquitetura nacional e internacional, para pensar em diferentes formas de ver e compreender os espaços. Intitulado ‘Conversa de Atelier’, a finalidade é abrir um canal de comunicação que propicie uma rica troca de experiências entre os escritórios e a plateia. O arquiteto (a) convidado (a) fará uma exposição dos trabalhos do escritório, depois haverá uma conversa com integrantes do Atelier Piloto e com o público. A Conversa de Atelier tem entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, que é de 70 lugares. Os interessados em assistir às palestras devem se inscrever pelo Instagram / @atelier_piloto.

Sobre Lourenço Gimenes

Arquiteto e Urbanista (graduado e mestre pela FAUUSP), é fundador do escritório FGMF junto com Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz, em São Paulo. Foi professor do Mackenzie e do IMED-RS (pós-graduação), além de FAAP, Unip e IED (graduação) e FAUUSP (PAE-graduação). O FGMF foi o primeiro escritório brasileiro a integrar o Architects Directory do anuário da Wallpaper, que destacou o trio de arquitetos como um dos 30 escritórios de arquitetura considerados mais promissores e vanguardistas do mundo. Desde sua fundação, o escritório já reúne mais de 140 distinções, como os prêmios internacionais Wan 21 for 21, que os incluiu na lista dos “21 escritórios de arquitetura do século 21”, o Chicago Atheneum Award, o AIT Awards, na Alemanha, entre outros. No Brasil, também já são diversos prêmios como o do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Prêmio de Arquitetura Azkonobel / Instituto Tomie Ohtake, entre outros.

Sobre o BLOCO Arquitetos

O BLOCO Arquitetos foi fundado em Brasília pelos arquitetos Daniel Mangabeira (UnB,1999), Henrique Coutinho (UnB,1997) e Matheus Seco (UnB,1999). O escritório produz projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias. O BLOCO compartilha da visão do espaço urbano como resultado da interação contínua entre construções de pequeno, médio e grande portes. Por isso, cada trabalho é iniciado a partir da reflexão sobre seu lugar na cidade. Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Acima de tudo o escritório considera que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto.

Sobre o Atelier Piloto

O Atelier Piloto nasce da colaboração entre os escritórios de arquitetura de Brasília ARQBR, BLOCO e MRGB. Nosso maior interesse é promover a interação entre estudantes, profissionais e escolas de arquitetura por meio da organização de oficinas de projeto que promovam o trabalho colaborativo com um objetivo comum: pensar a cidade. Para isso convidamos outros escritórios brasileiros e latino-americanos para exercícios de projeto de arquitetura e urbanismo com enfoque em problemas atuais.  Os integrantes do Atelier Piloto, tanto na condição de organizadores como de orientadores, já atuaram em grupo ou individualmente em atividades acadêmicas de oficinas de projeto que tiveram como tema áreas tão diversas como a Praça Magna da UnB, a Feira da Torre, a Orla do Lago Paranoá e Habitações Coletivas de Interesse Social. As atividades profissionais dos escritórios envolvidos já resultaram em prêmios em concursos públicos de arquitetura, prêmios de obras construídas e publicações no Brasil e no exterior.

Ocupações

Ocupação 1 que a Galeria Karla Osório realiza na Galeria Casa com a mostra coletiva “Exercícios do Olhar: plural – singular” será prorrogada até o dia 30 de março, com visitação de terça a domingo das 14h às 22h. A exposição reúne obras dos artistas brasileiros de projeção nacional e internacional Almandrade (BA), Bené Fonteles (PA), Dirceu Maués (PA), Galeno (PI), José Ivacy (MG) e Marcelo Solá (GO).

Ocupação 2 da Galeria Casa será realizada pela Galeria Clima, com a mostra coletiva “Pausa”, com obras de artistas que compõem o acervo da galeria: Armarinhos Teixeira, Claudio Cretti, Claudia Jaguaribe, Eduardo Sued, Georgia Kyriakakis, Gustavo Pérez Monzón, Hilal Sami Hilal, José Bechara, José Spaniol, José Rufino, Maria Moreira, Marianita Luzzati, Miguel Rio Branco, Raul Mourão, Siron Franco, Valéria Pena-Costa, Vanderlei Lopes e Waltercio Caldas. A abertura da exposição acontece no dia 3 de abril, das 17h às 21h30. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Programação de ocupações 2019-2020

Após a mostra da Galeria Clima, as ocupações da Galeria Casa seguem em maio, com os coletivos de fotografia A Casa da Luz Vermelha e o Plano Imaginário, de 1º a 26 de maio, que apresentam as obras de artistas de Brasília que usam a fotografia como linguagem. Em junho, de 1º a 23, fotografia, pintura e desenho compõem a mostra da Galeria Ponto e da Matéria Plástica – Arte Atemporânea.  O segundo semestre de 2019 começa com a ocupação do Elefante Centro Cultural, de 1º a 21 de julho. Em agosto, a Referência Galeria de Arte faz a ocupação da Galeria Casa de 1º a 25. Em setembro, NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste – e Par de Ideias apresentam as obras de seus artistas visuais de 1º a 22. De 1º a 27 de outubro, ocupam a Galeria Casa o projeto FUGA e a Galeria Pilastra.  Em novembro, a Galeria Casa recebe uma galeria de fora de Brasília, como forma de gerar uma troca de informações entre galeristas, artistas, curadores e o público. O nome da galaria que fará a ocupação será divulgada em breve.  Encerrando o ano, de 1º a 22 de dezembro, a Oto Reifschneider Galeria e Escritório de Arte realiza uma mostra de artistas representados. A programação segue em 2020, com a XXX Arte Contemporânea ocupando a Galeria Casa de 10 a 26 de janeiro. E em fevereiro, de 1º a 23, as galerias Alfinete e De Curators ocupam o espaço expositivo.

Sobre a Galeria Casa

A Galeria Casa, iniciativa criada Valença Empreendimentos e Participações – proprietária do CasaPark -, vai operar no sistema de ocupação. A cada mês, uma galeria de arte da cidade se instalará no espaço para realizar exposições, encontros com artistas e curadores, palestras, visitas orientadas e ateliês abertos com entrada gratuita. À frente da Galeria Casa está Carol Kanj, consultora de novos negócios do CasaPark e que já atuou como responsável por projetos especiais de publicações como Vogue, ELLE, Harper’s Bazaar e Bamboo. Colabora no projeto o curador independente Carlos Silva, responsável pela direção geral do espaço.

Serviço:

Conversa de atelier

Assunto | Bate-papo sobre arquitetura e urbanismo

Palestrante convidado | Lourenço Gimenez, do escritório FGMF

Organização | BLOCO Arquitetura

Realização | Atelier Piloto e CasaPark

Quando | 28 de março, quarta-feira, às 18h

Local | Galeria Casa

Endereço | CasaPark – 1º Piso, corredor do Espaço Itaú de Cinema

Vagas | 70 lugares, sujeita à lotação do espaço

Inscrições | Instagram / @atelier_piloto

Entrada | Gratuita

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação

Contato: Luiz Alberto Osório

E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br

Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833

Skype: luiz.alberto.osorio

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se