O Natal emcasa do casapark

11 de Novembro de 2019
Evento

Criada pelo designer Zanini de Zanine, a instalação contemplativa homenageia o modo brasileiro de celebrar as festas de fim de ano e encerra as comemorações do centenário de Zanine Caldas, pai do designer e um dos mais importantes arquitetos do país

No próximo dia 13 de novembro, quarta-feira, às 19h, o casapark dá início às comemorações de fim de ano com a inauguração da Árvore de Natal em Casa criada pelo premiado designer Zanini de Zanine. Repleta de referências, a Árvore de Natal do casapark utiliza materiais recorrentes nas casas brasileiras. A elegância da simplicidade, as memórias presentes em fotos e mobiliários herdados que contam a trajetória da família, o conforto visual e tátil da madeira. A instalação foi pensada para que o público possa contemplar e se conectar com esse momento do ano em que as pessoas se dedicam à reunião e à confraternização. A Árvore de Natal do casapark fica em exposição até o dia 31 de dezembro, na Praça Central, com visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 20h. O casapark fica no SCGV Sul Lote 22, Park Sul. Telefone (61) 3403-5300. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Desde 2015, o casapark convida um designer para criar uma árvore de Natal que traga uma linguagem autoral e se relacione com as várias formas de o brasileiro celebrar as festas de fim de ano. “Para este ano, convidamos Zanini de Zanine por sua íntima relação com a cidade, onde viveu com o pai Zanine Caldas, e sua forma de repensar a herança cultural e transformar em peças únicas com DNA Brasileiro que encanta e tem reconhecimento mundial”, afirma Ivana Valença, diretora de marketing do casapark. O evento marca o encerramento das celebrações do centenário de Zanine Caldas.

Memórias e afetos

“O projeto da árvore tem como principal objetivo interagir e servir de museu temporário ao grande público, concentrando em uma mesma instalação duas gerações do design brasileiro”, informa o designer. Zanini conta que a concepção da Árvore de Natal do casapark representa o ápice das comemorações do centenário do pai. Assim, criou uma instalação escultórica a partir de uma menção estética das linguagens estruturais da arquitetura do mestre. Os três módulos criados pelo filho recebem os conteúdos sobre a obra e o legado do pai, com imagens, objetos e mobiliários que criou ao longo de sua trajetória

Sobre Zanini de Zanine

Nomeado Designer do Ano pela Maison & Objet Americas 2015, Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro e, ainda na infância, observava o trabalho do pai, José Zanine Caldas. Estagiou com Sergio Rodrigues, quando produziu seu primeiro móvel. Em 2002 graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio.

A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas – batizadas como “Carpintaria Contemporânea”. A partir de 2005, começa a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini cria em 2011 o Studio Zanini.

Recebeu os mais importantes prêmios de Design do Brasil e fora pelos móveis que criou nos dois segmentos e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área. Hoje assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como a francesa Tolix, as italianas Cappellini, Slamp e Poltrona Frau, e a americana Espasso.

Sobre José Zanine Caldas

A história de José Zanine Caldas, ou simplesmente Zanine, se confunde com a história da arquitetura modernista brasileira e com a de Brasília.  José Zanine Caldas, nascido em Belmonte-Ba, é conhecido como o “mestre da madeira” por conta de seus trabalhos primorosos com essa matéria-prima. Em 1948 fundou a Móveis Artísticos Z e suas peças marcaram páginas importantes da história do design brasileiro. Durante os 14 anos de produção dos móveis, em São José dos Campos, o designer assinou produtos que promoviam a integração da experiência artesanal tradicional brasileira e do movimento moderno de forma singular.

Serviço:

Natal em Casa

Inauguração da Árvore de Natal do casapark

Designer convidado | Zanini de Zanine

Abertura | 13 de novembro, quarta-feira

Horário | 19h

Loca | Praça Central

            capapark

Endereço | SGCV Lote 22 – Park Sul

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Visitação | Até 31 de dezembro

                    De segunda a sábado, das 10h às 22h

                    Domingo e feriados, das 12h às 20h

Telefone | (61) 3403-5300

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação

Contato: Luiz Alberto Osório

E-mailluiz.alberto@agendakb.com.br

Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833

Skype: luiz.alberto.osorio

 

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se