Morar do jeito brasileiro

20 de Janeiro de 2017
Notícias

Como traduzir o estilo brasileiro de morar? A tarefa de buscar uma resposta a essa pergunta foi entregue a quatro escritórios de arquitetura de Brasília, que criaram os ambientes da Mostra Casa Modular LIQUIDECORA CasaPark 2017, instalada na Praça Central do CasaPark. Os profissionais criaram ambientes exclusivos e inspiradores utilizando móveis, complementos e eletroeletrônicos que fazem parte do LIQUIDECORA, com descontos de até 50%. A seguir, você confere os ambientes criados pelos escritórios Miguel Gustavo Arquitetura – sala de estar, cozinha e área de serviço -, O Studio Carolina Nathair – quarto do casal e o quarto da adolescente -, Patrícia Almeida Arquitetura – banheiro e home office – e Natália Noleto Arquitetura – varanda.

Fotos: Alan Santos

Sala de Estar, Cozinha e Área de Serviço

Miguel Gustavo Arquitetura

Integração

Os espaços criados pelo arquiteto Miguel Gustavo foram pensados para uma família que vive a casa cotidianamente e gosta de conforto e sofisticação. Os ambientes são modernos e aconchegantes, onde a integração é a peça fundamental. O elemento central é a cozinha, “o espaço primordial de uma casa brasileira”, afirma o arquiteto. A partir da bancada em ilha, com mesa de jantar integrada para otimização do espaço, os ambientes de integram. Espelhos estrategicamente instalados ampliam os espaços.

Quarto do Casal e Quarto da Adolescente

Studio Carolina Nathair



Industrial atemporal

Característica definidora dos projetos realizados pela arquiteta Carolina Nathair é o uso de materiais naturais, a busca pela simetria e o uso de cores neutras, itens que lhe permitem a criação de espaços contemporâneos atemporais e aconchegantes. Os quartos da casa modular foram pensados para serem contemporâneos com um toque industrial, mas prezando pelo aconchego. Os materiais utilizados foram a madeira, ferro e diferentes texturas de tecidos com cores sóbrias e, ao mesmo tempo, alegres. Na iluminação geral optamos pelo dimmer e nas complementares por peças decorativas de design para valorizar cada cantinho. O quarto da menina foi pensado para uma adolescente descolada e com uma pegada Boho Chic. Os elementos de destaque do ambiente definem o estilo da arquiteta, como a penteadeira e o espelho redondo com tiras de couro e ferragem rústicas. O quarto do casal – descolado e cult – tem como destaque a estante vermelha industrial e a tela king size azul.

Home office e Banheiro social

Escritório Patrícia Almeida Arquitetura

Um convite ao acolhimento

Funcionalidade e modernidade aliadas ao prazer de habitar o espaço. Esse foi o conceito que norteou a criação do Home Office pela arquiteta Patrícia Almeida. Tanto mobiliário como complementos e adornos estão conectados entre si para que o todo aconteça de forma harmoniosa e concisa. As cores – tons de cinza, branco e preto – se coordenam para formar uma atmosfera agradável, que convida à reflexão e à concentração. Elementos importantes para o trabalho em casa. “Defino meu trabalho como sendo feito para pessoas. O usuário deve se sentir bem, acolhido e, o mais importante, respeitado”, diz Patrícia.

Compacto e sofisticado

Por se tratar de uma casa modular, os espaços se apresentam de forma enxuta e precisam ser tratados a partir de sua funcionalidade sem perder o quesito estética. É um sistema construtivo atual e o conceito do projeto do Banheiro Social seguiu a mesma linha. Patrícia Almeida buscou uma solução equilibrada entre os materiais utilizados, para criar leveza e ao mesmo tempo praticidade, com um custo acessível, que é a proposta deste sistema construtivo. “Utilizei o cimento queimado, que é funcionalmente perfeito para áreas úmidas e o mármore branco especial em peças maiores para facilitar a limpeza e trazer um requinte para o ambiente. A escolha do porcelanato branco para o piso foi devido à praticidade de instalação e durabilidade, e ele se torna um elemento neutro, permitindo que os demais se sobressaiam. A peça chave é o lavatório pronto e compacto da Vallvé que, com seu design moderno e clean, ficou proporcional ao espaço que dispomos sem sacrificar o conforto. Sendo assim, o banheiro, mesmo pequeno, não precisa ser básico, ele pode ser explorado de forma consciente, criando um ambiente agradável ao uso e aos olhos”, completa a arquiteta.

Varanda

Natália Noleto Arquitetura

Boho Chic

O jeito de morar do brasileiro tem tudo a ver com a natureza e a vida ao ar livre. Foi pensando nisso que a arquiteta Natália Noleto criou o espaço Varanda. Um ambiente descontraído, que mescla o rústico com o requinte, presente na escolha das peças, nos detalhes, nas escolhas das cores e da iluminação. Para valorizar o pórtico da varanda, Natália instalou uma namoradeira com cordas, o ponto central do projeto. O objetivo era dar ênfase ao bem-estar e relaxamento familiar. Então, um SPA com direito a vista foi instalado na ponta oposta da varanda, proporcionando uma integração. “Gosto desta tendência Boho Chic com um pouco de contemporaneidade. Acho que proporciona a realidade como vemos a vida, como menos formalidade”, afirma Natália. A iluminação, instalada em pontos estratégicos, completa o ambiente, criando uma atmosfera aconchegante.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se