Guia completo para receber em casa

18 de Junho de 2019
Notícias

Reunir as pessoas que amamos em um mesmo espaço sempre é uma ótima pedida. Em nossa campanha, a convidada Tetê nos conta do prazer que sente ao receber as pessoas no lugar que mais ama: a sua casa. A alegria que ela trouxe ao falar do assunto nos inspirou a trazer aqui um guia completo com todos os pontos que precisamos pensar antes de tornar esse desejo de receber uma realidade. Já está com o papel e a caneta na mão? Então vamos começar!

 

  1. Tudo começa por você.

 

A casa pode ter a decoração mais linda que os convidados já viram, a comida mais gostosa, mas se o anfitrião não estiver no clima para receber as pessoas que estão ali, de nada vale o esforço. Por isso, marque a melhor data na sua agenda, deixe tudo programado para não haver estresses no dia do evento, escolha sua melhor roupa e aproveite junto com os seus convidados, com carinho e dedicação. É preciso um coração aberto para realmente receber da melhor maneira.

 

  1. Planejamento

 

Para começar a planejar o seu evento, é necessário saber algumas informações, como o número de convidados, o orçamento que poderá ser gasto, o estilo da festa (se será apenas um jantar ou um grande evento) e o que será servido. Com essas questões respondidas, é hora de pôr a mão na massa.

 

Para facilitar, faça uma checklist com antecedência de sua lista de compras e lista de convidados, para não esquecer de nada nem de ninguém para o dia da sua recepção. Certifique-se de que o espaço, a quantidade de louça e a comida serão suficientes para todos.

 

  1. Decoração

 

Anete Carrard, decoradora e dona da loja de locação de móveis para eventos A Garimpeira, nos conta que o primeiro passo a se pensar quando queremos receber pessoas especiais é o estilo dos convidados. “Pra gente montar um estilo de recepção, temos que pensar em quem estamos convidando. Seja para adaptar a questão de alimentação ou até dos itens que serão utilizados. Eu, por exemplo, trabalho bastante com mesas no chão, mas se o meu convidado não tiver essa pegada não dá”.

 

Se engana quem pensa que não dá para fazer uma boa festa com itens que já temos em casa. Para Anete, essa é uma ótima oportunidade para usar os objetos que tem a nossa cara, nosso estilo pessoal. “Nada adianta uma decoração ultra perfeita se ela não tem a ver contigo. Eu uso coisas até hoje de festa infantil do meu filho, que hoje tem 15 anos. Acho bem importante porque imprime personalidade, identidade. A gente sempre tem coisas que dá pra aproveitar”. Para começar a pensar na sua decoração, ela usa o truque de começar por um objeto, uma cor ou uma tendência. A partir daí vão surgindo os outros itens que vão compor o visual da recepção.

 

Uma dica que Anete nos dá é pensar nos cômodos da casa que serão utilizados e, assim, trazer um ambiente festivo para a decoração. “As pessoas já conhecem sua casa, então no dia da festa tem que estar diferente. Eu gosto de brincar com a iluminação com velas, luzes de led, utilizar flores, mudar os móveis de lugar. Não pode faltar disposição para fazer algo diferente e mostrar que você tá colocando seu afeto para receber aquelas pessoas”, finaliza.

 

Alerta de tendência: Para trazer aconchego às criações, Anete Carrard nos conta que a tendência mais procurada em sua loja são os elementos naturais. Plantas verdes, flores e  madeira são ótimas opções para quem quer acertar na decoração.

 

  1. Comida e bebida

 

A comida e a bebida são um dos aspectos mais importantes a serem pensados na hora de receber. Para começar a planejar o cardápio, primeiro devemos saber se nosso evento terá um tema. Uma noite inspirada em algum país do mundo pode facilitar esse processo, trazendo pratos e drinks mexicanos, italianos, japoneses, etc. Se não for o caso, aposte em comidas e bebidas simples para agradar o maior número de pessoas. Com um tempo curto, o melhor é não escolher pratos ou drinks com muitos processos, pois pode levar a atrasos. Conhecer os convidados é muito importante nesse momento, principalmente para saber se será possível servir bebidas alcoólicas ou não.

 

Outro aspecto importante a se pensar é no acesso que os convidados terão a esses itens. Vai contratar garçom? Então não se esqueça de criar um ambiente informal e aconchegante que permita que as pessoas tenham acesso a ele. Se você mesmo for o responsável por servir a comida, como em uma mesa posta, certifique-se de que ela estará abastecida durante todo o evento.

 

No início da sua recepção, uma ótima aposta são os aperitivos como tábua de frios, mini sanduíches, batatas fritas, bruschettas ou até os tradicionais salgadinhos como risoles, coxinhas e empadas.  

 

  1. Playlist

 

Com eventos temáticos fica muito mais fácil escolher as músicas que vão tocar no ambiente. Mas, se você quer uma recepção mais intimista, nada melhor do que tocar as músicas que mais ama. Assim, a cada letra os convidados lembrarão que estão na sua casa.

 

Para variar nas escolhas, peça que seus amigos e familiares te mandem as músicas que mais gostam. Eles irão se sentir ainda mais confortáveis e vocês podem até relembrar momentos que viveram juntos.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se