Giro pelo Mundo

28 de Julho de 2014
Revista

O mês de agosto chega repleto de novidades, com exposições de artistas plásticos, mostras de arquitetura e decoração e festival de design. Confira a programação.

14ª Bienal de Arquitetura de Veneza

Aberta ao público em junho, a 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza convida o público a conhecer um pouco mais sobre o momento em que vivemos. Absorvendo a modernidade, 1914-2014, o tema proposto pelo diretor e curador geral da mais importantes bienais de arquitetura do mundo, o holandês Rem Koolhaas lançou a ideia para mostrar como as arquiteturas nacionais absorveram a modernidade dos últimos cem anos. No Pavilhão do Brasil, com curadoria de André Corrêa do Lago, a modernidade é apresentada como uma tradição. Em meio aos 180 projetos de 50 arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Ruy Othake, estão as obras de José Filgueiras Lima, o Lelé. Responsável por algumas das obras mais emblemáticas da arquitetura contemporânea brasileira, como os prédios da Rede Sarah de Hospitais e o Beijódromo da UnB. A Bienal de Arquitetura de Veneza fica aberta ao público até o dia 23 de novembro.

Leonilson em dois atos

 

Um dos nomes mais importantes das artes visuais das décadas de 1980 e 1990, Leonilson é tema de duas mostras que acontecem neste semestre em São Paulo. Com abertura marcada para o dia 9 de agosto, a Estação Pinacoteca, em São Paulo, realiza uma exposição com obras do artista plástico morto em 1993. Em Leonilson: Truth and Fiction, pinturas, desenhos, bordados, objetos e uma instalação apresentam o trabalho do artista produzido em seus últimos anos de vida, sua fase mais madura. Nascido em Fortaleza, em 1957, Leonilson é considerado “herói” e a “anti-herói” de sua geração e das futuras pelo uso de palavras em sua produção artística. Com curadoria de Adriano Pedrosa, a mostra fica em cartaz até o dia 9 de novembro.

Também em São Paulo, na Galeria Superfície, na rua Oscar Freire, a artista plástica e curadora Lêda Catunda reúne os trabalhos da fase inicial de Leonilson, entre 1982 e 1983, que se juntam a alguns exemplares datados de 1990, e que mostram a evolução do artista. “Segundo Lêda, que foi amiga de Leonilson, as obras desse período são as mais espontâneas, abertas e com fortes conexões com o que acontecia na Itália e na Alemanha, países que eram frequentemente visitados pelo artista. Leonilson: Verdades e mentiras fica em cartaz na Galeria Superfície até o dia 30 de agosto.

Design Weekend 2014

A terceira edição do maior festival de design da América Latina acontece em São Paulo no dia 14 de agosto. O Design Weekend 2014, com curadoria de Pedro Ariel, é uma mostra urbana que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. Esta edição do DW! oferece palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms. O evento acontece em diversos pontos de São Paulo com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h, e com entrada franca. Veja a programação completa do evento, acesse http://www.designweekend.com.br

Nazareno: “Aqui do lado de dentro!”

A galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea inaugura no dia 24 de julho a exposição “Aqui do lado de dentro!”, do artista plástico Nazareno Rodrigues. Com curadoria de Marco Lucchesi, a mostra aborda a relação entre os diversos elementos contidos no interior de uma casa. Os nove trabalhos do artista retratam elementos arquitetônicos e outros mais sutis a partir de desenhos, palavras e imagens que estão em contato com vestígios de conversas que poderiam ter ocorrido numa sala ou num quarto, ou na cozinha. A Galeria Luciana Caravello fica Rua Barão de Jaguaripe 387 – Ipanema – Rio de Janeiro e a mostra fica em cartaz até o dia 23 de agosto. Imperdível!

Obra: Acordado? De Nazareno
2014. Aço, areia, ouro e madeira
Medidas Variáveis

Casa Cor 2014

A Casa Cor 2014 já começou em algumas cidades brasileira. Em julho e em agosto, a maior mostra de decoração da América Latina tem destino certo: Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ambientes projetados e decorados por arquitetos, designers e paisagistas trazem as últimas tendências do setor. Vale conferir as proposta de designers de interiores e arquitetos de todo o país!

Veja as datas:

Casa Cor Maranhão
Data: de 22 de Julho a 05 de Setembro

Casa Cor Rio Grande do Sul
Data: de 29 de Julho a 28 de Setembro

Casa Cor Mato Grosso
Data: de 01 de Agosto a 14 de Setembro

Casa Cor Mato Grosso do Sul
Data: de 02 de Agosto a 14 de Setembro

Exposição Nino Cais

 

A CAIXA Cultural Brasília apresenta a exposição do artista Nino Cais, uma compilação de esculturas, colagens, desenhos e fotografias que traçam um percurso dos últimos 12 anos de uma produção poética e ininterrupta, com algumas de suas obras mais emblemáticas. A mostra tem curadoria de Afonso José Afonso, que sintetiza a identidade da exposição: “a mostra está pautada no território imaginário do reencontro com as coisas perdidas, no labirinto de afetos que memórias são capazes de resgatar por meio dos objetos.” A exposição fica em cartaz nas Galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural de Brasília. Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Até o dia 12 de setembro.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se