Giro pelo Mundo

25 de Agosto de 2014
Revista

Setembro chega com muitas novidades com feira de artes, exposições e seminários. Em Gramado, na Serra Gaúcha, acontece o P&D Design 2014, que apresentará o que há de mais novo em pesquisa e desenvolvimento em design no Brasil. No Museu do Passo Imperial, no Rio de Janeiro, uma mostra com desenhos e projetos de Oscar Niemeyer inéditos. Também na capital carioca, acontece a ArtRio, uma das mais importantes feiras de galerias do país. O mês começa com o Seminário Internacional ARTE!Brasileiros, que acontece em São Paulo e no Rio. Veja a seguir a programação completa.

P&D Design 2014

Principal evento científico da área de Design no Brasil, o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design acontece de 29 de setembro a 2 de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Esta é a 11ª edição do P&D Design, organizado pelas três maiores universidades da região: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Ritter dos Reis (Uniritter). Participam do encontro, professores, alunos, empresários e representantes de instituições da área de design que apresentarão projetos e protótipos e participarão de debates e workshops. Para ver a programação completa e se inscrever para o P&D 2014, clique aqui.

Oscar Niemeyer | Clássicos e Inéditos

Para quem quer conhecer mais do legado de um dos mais importantes arquitetos do país, o Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro, realiza a mostra Oscar Niemeyer – Clássicos e Inéditos. “Sua postura estabelece um exemplo a ser seguido, no ofício, no exercício de cidadania e na exploração das possibilidades de inovação dentro da tecnologia possível na época e no lugar de cada um. O propósito desta mostra é revelar projetos que, por vários motivos, permaneceram no papel”, diz Lauro Cavalcanti, curador da mostra. A exposição fica em cartaz até o dia 2 de novembro, com visitação de terça a domingo, de 12h às 18h.

Seminário Internacional ARTE!Brasileiros

Rio e São Paulo recebem a 3ª edição do Seminário Internacional ARTE!Brasileiros, que vai discutir a arte no século 21, no Brasil e no mundo. O evento gratuito visa refletir sobre arte contemporânea. Participam do encontro o diretor artístico da próxima dOCUMENTA de Kassel, Adam Szymczyk, os curadores da 31ª Bienal de São Paulo, Charles Esche e Galit Eilat, a curadora Alanna Heiss, Agustín Pérez Rubio, José Roca, entre outros. Um dos debates mais esperados para esta edição será o que tratará de “O que é ser contemporâneo?”, com o filósofo Peter Pál Pelbart. No Rio de Janeiro, o seminário acontece no dia 4 de setembro no Teatro CCBB, e no dia 9 de setembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Sempre das 9h às 16h30. As inscrições são gratuitas podem ser feitas pelo e-mail seminarios@brasileiros.com.br.

ArtRio 2014

A quarta edição da ArtRio será realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá que somam mais de 20.000 m². Além do Brasil, a feira – que é dividida nos programas PANORAMA, VISTA, LUPA e SOLO – terá a participação de representantes e galeristas de 13 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, México, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suíça e Uruguai. Mais do que uma feira de arte, a ArtRio é reconhecida pelo grande público como uma oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas, apoiando exposições e destacando novas galerias.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se