Giro pelo Mundo

08 de Janeiro de 2015
Revista

Mês de férias, janeiro chega com exposições incríveis de artistas nacionais e internacionais que tomam as galerias de arte e museus do país. A Revista do Casa fez uma seleção de mostras imperdíveis para você curtir o melhor da estação. E para ir se programando, trazemos também uma agenda com alguns dos mais importantes eventos de design e arte que vão acontecer nos próximos meses.

Hiper-realismo de Ron Mueck

Depois de passar pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e atrair 230 mil pessoas, chega à Pinacoteca do Estado de São Paulo a mostra de esculturas hiper-realistas do artista plástico australiano Ron Mueck. Feitas em fibra de vidro e silicone, as obras de diversas proporções, que vão de 65 centímetros a mais de três metros, impressionam pela quantidade de detalhes. Em exposição, nove peças, idealizadas entre os anos de 2002 e 2013. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de fevereiro.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica na Praça da Luz, região central da cidade de São Paulo. Os ingressos custam R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6, sendo que a entrada é franca às quintas, a partir das 17h, e aos sábados durante todo o dia.

A Apoteose de POMB

“Apoteose”, do artista brasiliense Thales Fernando, mais conhecido como POMB, traz 27 obras que retratam a divinização do dia e da noite através de deuses e animais. Autodidata, POMB trabalha com street art e faz suas intervenções por onde passa. As técnicas utilizadas em seus trabalhos vão de pintura em tela, a xilogravura, aquarela, colagem, escultura em madeira, costura e grafite. A exposição “Apoteose” tem visitação de segunda a sábado, das 10h às 20h, com entrada livre para todos os públicos. A mostra está em cartaz no Tiger Saloon, na 308 Norte Bloco D Loja 59, e fica aberta ao público até o dia 31 de janeiro, de segunda a sábado, das 10h às 20h.

“Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim”

Até o dia 8 de março, o Palácio das Artes e o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia – na Av. Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte – recebem a primeira exposição itinerante do acervo do Instituto Inhotim. A mostra “Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim” tem curadoria de Rodrigo Moura e conta com 50 obras de artistas contemporâneos como Lygia Clarck, Chris Burden, David Lamelas, Arthur Barrio, Hitoshi Nomura, Hélio Oiticica, Iran do Espírito Santos, Juan Araújo e Tsuruko Yamazaki. As mostras podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 16h às 21h. A entrada é grátis e livre para todos os públicos.

Entre Europa e América Latina

Quem está ou pretende ir ao Rio de janeiro nos próximos dias não pode deixar de visitar a segunda edição da Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea (BELA). A mostra começou no dia 10 de dezembro passado e fica em cartaz até 15 de fevereiro, na Galeria Rio Scenarium, na Rua do Lavradio número 15, na Lapa. Criada pelo carioca Edson Cardoso, proprietário da AVA Galleria, em Helsinque, Finlândia, a BELA tem como objetivo promover o diálogo artístico entre Europa e América Latina, com foco especial na mais recente produção artística brasileira e finlandesa. Mas traz também, obras de artistas argentinos, franceses, alemães, suecos e dinamarqueses. Entre os nomes nacionais estão Daniel Azulay, Ivald Granato e Vanessa Gerbelli. Na ala de artistas internacionais, Bernille Stougaard, Jussi Goman, Antti Raitala, Martin Berge, entre outros. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, com visitação de terça a sábado, das 12h às 19h.

O que vem por aí:

Cenografia em pauta

Em fevereiro de 2015, Brasília sediará a seletiva nacional de projetos de estudantes brasileiros de cenografia que participarão da Quadrienal de Praga 2015 (PQ15), em junho deste ano. Há mais de quatro décadas, a Quadrienal de Praga reúne os mais importantes profissionais de cenografia, iluminação, som e figurino do mundo. A Mostra dos Países e Regiões e dos Estudantes são os eixos centrais do evento. Mas é na mostra competitiva, da qual participam mais de 5 mil profissionais de 62 países que está o prêmio mais cobiçado, a Triga de Ouro. Em 1995 e 2011, o Brasil levou o prêmio máximo pela Mostra Nacional do conjunto de cenógrafos do país, sendo que um dos premiados foi o arquiteto Oscar Niemeyer.

A seletiva dos trabalhos dos estudantes que seguirão para a PQ15 acontece na Casa de Cultura da América Latina, no Setor Comercial Sul (Brasília), de 2 a 7 de fevereiro, e contará com workshops e palestras com alguns dos mais renomados profissionais de cenografia do país.

ISalone

Em abril, Milão recebe a 54ª edição do mais importante encontro de design do mundo. O Salão Internacional do Móvel de Milão (ISalone) começa no dia 14 de abril e termina no 19. Durante a feira, os visitantes irão conhecer o que há de mais novo e revolucionário em mobiliário para casa, escritório e iluminação. A expectativa para este ano é de um aumento significativo do número de expositores, que em 2014 foi 1.363, visitados por mais de 300 mil pessoas.

Para este ano, o tema central da mostra de design enfocará a iluminação. 2015 foi eleito pelo Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Ano da Luz. Segundo a organização do ISalone, o evento receberá a bienal Euroluce, que apresentará uma seção dedicada à excelência no mundo da iluminação.

O Salão apresentará ainda uma instalação multimídia para mostrar “o fazer italiano” no design de mobiliário e complementos. O projeto “In Italy” tem curadoria do estúdio Four In The Morning com projeto criado pelo arquiteto Dario Curatolo. Programe-se!

Bienal Brasileira de Design

A 5ª edição da Bienal Brasileira de Design, que acontecerá de 15 de maio a 12 de julho em Florianópolis, contempla exposições, seminários, ações educativas e Paralelas. A ideia dos organizadores é inspirar a cidade de Florianópolis e todo o Estado de Santa Catarina pelo design. O evento levará o design para a rua, com um formato mais próximo ao de um festival, fazendo com que as pessoas possam se aproximar mais das propostas estéticas, culturais e interativas da mostra. Para mais informações acesse http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se