Cozinha dos sentidos na Galeria Casa

23 de Outubro de 2019
Evento

Como forma de ampliar a experiência sensorial da Fábrica de Pipas, instalação interativa do artista visual Christus Nóbrega em exibição na Galeria Casa até o dia 27 de outubro, o casapark convidou a chef Dani Cadena para criar um menu inspirado nas experiências de Christus Nóbrega durante uma residência artística na China. Um grupo de arquitetos, designers, parceiros e formadores de opinião convidados especialmente pelo casapark pôde conferir o resultado de uma profunda pesquisa nos hábitos, sabores e aromas da cozinha chinesa em dois jantares realizados dentro da galeria nos dias 16 e 22 outubro.

Segundo a chef, o menu de cinco etapas e uma bebida de boas-vindas foi desenvolvido levando em conta o estranhamento e as experiências de Christus Nóbrega na China. A partir de um estudo aprofundado da gastronomia daquele país, forma estabelecidos os produtos que estariam presentes nos pratos a partir das funções de cada alimento. ”Procurei desenvolver um cardápio com equilíbrio de sabores, baseado na forma como os elementos são classificados pelos chineses: água, metal, madeira, fogo e terra”, explica.

No cardápio, molhos agridoces e cítricos, flores, preparações elaboradas, chás, cores, aromas e texturas, em especial as cinco especiarias utilizadas por eles:  Cravo, canela anis, funcho e pimentas de Sichuan. Além de porco e pato, em releituras.

Ao chegar à Galeria Casa, os convidados foram recebidos com chá verde com infusão de mamão papaia e manga. Com todos à mesa, o serviço começou com uma entrada de Barriga de porco com folhas de arroz fritos, molho de cinco especiarias chinesas e maionese de manteiga queimada. Na sequência, Mousse de tofu com cogumelos e flores comestíveis e molho cítrico. O menu continuou com o Bolinho de lombo de porco com molho chinês agridoce, ninho de acelga chinesa desidratada e conserva de raiz de lótus. O prato principal trouxe para os convidados Arroz negro cozido em caldo pato, com cubo de pato desfiado e molho de pato, acompanhado de cogumelos, flores comestíveis e vários tipos de brotos de rúcula beterraba mostarda. Encerrando o jantar, de sobremesa foi servida uma Espuma de chá verde, sorvete de banana caramelada e top de chá verde com crocante de pistache. A sequência de pratos foi acompanhada de vinhos naturais brasileiros, “um contraponto à industrialização da China”, completou a chef.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se