Conversa em torno de Zanine Caldas na Hill House

14 de Março de 2019
Evento

Conversa em torno de Zanine Caldas na Hill House abre as comemorações dos 100 anos de um dos ícones da arquitetura e do design mundial

Na noite da última quarta-feira, 13 de março, a Hill House deu início às celebrações do centenário de José Zanine Caldas, um dos principais nomes do design e da arquitetura brasileira e mundial. Arquitetos, designers, artistas, amigos e admiradores de Zanine participaram de uma conversa sobre sua obra e a herança cultural deixada por ele. Junto com a conversa, foram inauguradas as mostras fotográficas “Ver, transver”, de José Roberto Bassul, “O silêncio dos meus olhos”, de Márcio Borsoi, e a vitrine do designer Zanini de Zanine criada em homenagem ao pai.

No encontro aberto ao público, artistas e designer falaram de seus processos criativos e de suas influências. Lembraram que a obra de Zanini Caldas está fortemente ligada à Brasília, desde os primórdios da capital federal, quando foi convidado a ser professor da Universidade de Brasília pelo fundador da instituição, Darcy Ribeiro. A vasta produção de Zanine está presente na cidade na arquitetura residencial, pautada pelo uso de matérias sustentáveis, como a utilização de madeira proveniente de árvores mortas. Nas feiras populares da Torre de TV e da Catedral, por exemplo, a obra de Zanine pode ser vista nas coloridas flores secas do Cerrado, processo que ele criou e deu de presente aos artesãos da cidade. O legado de Zanine Caldas pode ser visto na vitrine conceitual idealizada pelo filho, que usou flores do Cerrado e a Poltrona Zeca, um ícone da produção do designer.

Mostras

As mostras fotográficas de José Roberto Bassul e Márcio Borsoi ficam em cartaz até o dia 1º de junho. A vitrine em homenagem a Zanine Caldas fica em exposição até o dia 1º de julho. A visitação é de segunda a sábado, das 10h às 22h, exceto feriados. A Hill House fica no CasaPark, Piso Térreo, lojas 125/126, Brasília-DF. Telefone: (61) 3363-5273.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se