Como tornar o seu cômodo mais acolhedor utilizando iluminação indireta?

07 de Agosto de 2019
Notícias

Nada melhor do que chegar em casa, acender as luzes e se sentir ainda mais relaxado. A iluminação que escolhemos para cada um de nossos cômodos é decisiva na hora de criar as sensações que se encaixam melhor com o projeto. Para quem ama o sentimento de descanso e aconchego, por exemplo, a iluminação indireta pode ser a opção perfeita. Quer saber porquê? Continue conosco. 

 

O que é a iluminação indireta?

 

Sabe aquela luminária linda que reflete na parede e ilumina todo o cômodo de forma suave? 

É um ótimo exemplo de iluminação indireta. Neste tipo de iluminação, também conhecida como luz de ambientação, a luz é refletida em uma superfície e ilumina todo o resto do espaço de maneira difusa. Depois disso, o efeito é imediato: um ambiente mais acolhedor para todo mundo. 

 

“A luz indireta está atrelada diretamente ao nosso ciclo circadiano, período de 24 horas em que o ciclo biológico dos seres vivos se baseia, proporcionando uma sensação mais aconchegante e confortável para o usuário”, nos conta a gerente da Lumini, Sulene Nascimento.

 

Como conseguir esse efeito em casa?

 

Os benefícios da iluminação indireta são muitos: não aumenta a temperatura do local, garante conforto visual ao usuário e ainda deixa o ambiente mais lindo e sofisticado. Mas a sua versatilidade é o que mais chama a atenção, já que esse tipo de iluminação pode ser utilizada das mais diversas formas. “Seja com a utilização de alguns objetos como luminárias, spots, arandelas ou através de detalhes criados no gesso, como sancas e forros”, afirma Sulene. 

 

Para começar a pensar em como você vai adaptar a iluminação indireta para o seu espaço, atente-se para o objetivo do seu cômodo. Quer fazer um jantar mais íntimo, assistir a um bom filme ou ler um livro deitada na cama? Então aposte na iluminação indireta, que traz o conforto necessário para essas ocasiões. 

 

A cor das lâmpadas também deve ser analisada. As luzes quentes, amarelas, trazem maior relaxamento e, por isso, se encaixam melhor em quartos ou salas de estar. Já as luzes de tons mais neutros e brancos são ideais para locais que necessitam de mais concentração. As duas podem ser utilizadas na iluminação indireta. 

 

Uma opção muito utilizada nessa iluminação são as fitas de led. Esse tipo de luz tem maior vida útil que as lâmpadas incandescentes, menor necessidade de manutenção e trazem mais segurança para o espaço. Antes de escolher a melhor opção para o seu projeto, fique ligado nas potências oferecidas e a qualidade das marcas que são ofertadas. “A dica é contratar um bom profissional de iluminação, pois somente ele saberá te orientar e direcionar para a utilização dessa fonte de luz seja ela direta ou indireta”, lembra a gerente da Lumini. 

 

Anotou todas as dicas? 

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se