Como escolher a iluminação correta para o seu ambiente?

25 de Junho de 2019
Notícias

Na nova campanha do casapark, a Laura fala sobre a importância de resgatar hábitos mais sustentáveis, viver com mais silêncios e menos desperdícios. Atitudes essas que envolvem todas as áreas da nossa vida, desde o momento que acordamos até a hora de dormir. As escolhas que fazemos nos nossos espaços também fazem a diferença para uma vida com mais significado. A maneira como iluminamos os espaços podem facilitar ou atrapalhar nosso dia a dia, por exemplo. Saiba mais sobre a influência que a iluminação tem na nossa rotina. 

Ler um livro na nossa poltrona preferida, juntar as pessoas que amamos na sala, assistir a um filme no nosso quarto. Tudo isso se torna ainda mais gostoso por causa da iluminação usada nesses ambientes. As luzes que escolhemos para os nossos cômodos, além de destacarem a decoração, influenciam na maneira como nos sentimos e nos comportamos naquele local. Elas podem ser as grandes responsáveis pela sua concentração, disposição e relaxamento.

Os tons escolhidos para a iluminação do projeto nos despertam diversas sensações. Segundo pesquisa realizada pela empresa Travelodge, quartos com cores predominantemente claras induziram a uma maior qualidade de sono devido ao relaxamento que as cores trouxeram aos participantes. O estudo teve apoio em dados de cromoterapia, prática que utiliza cores na cura de doenças, e apontou cores como amarelo claro e verde claro como as mais calmantes.

A iluminação pode influenciar até na probabilidade de alguém tomar decisões mais prazerosas, que nem sempre são as melhores, de acordo com estudo da Kellogg School. Em um restaurante com uma baixa iluminação, por exemplo, nos sentimos menos conectados às outras pessoas por causa do escuro, dando menos relevância ao que elas pensam e tomando decisões baseadas no que realmente queremos. É por isso que podemos escolher um grande hambúrguer em vez de uma simples salada, se esse for o nosso maior desejo. 

Seja em casa, no trabalho, na faculdade ou qualquer outro lugar, um ambiente com iluminação inadequada pode gerar cansaço, dores de cabeça, stress e desencadear em diversos problemas oculares e psicológicos. Para você não errar na hora de escolher a iluminação da sua casa, separamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo. 

 

  • Objetivo do espaço 

 

 

Antes de escolher a luz ideal para o seu ambiente, é preciso pensar no objetivo do espaço e nas atividades que serão realizadas por lá. Por exemplo, a sua sala será utilizada apenas para receber convidados, assistir televisão ou também servirá de escritório? Que tipo de clima você quer que tenha sua sala, sua cozinha e seu quarto? Anote cada uma das respostas e siga para o próximo tópico. 

 

 

  • Tons quentes 

 

 

Lâmpadas com tons mais amarelados são ótimas apostas para quem busca trazer mais aconchego para o espaço. Em cômodos como quartos, salas de estar, jantar e TV, elas criam uma ambientação mais confortável e até mais íntima. Se o objetivo for relaxar, elas são ideais! 

 

 

  • Tons frios 

 

 

Tons de luz como branco e azul nos deixam mais ativos e despertos. É por isso que o nosso sono é prejudicado ao utilizar de forma exagerada aparelhos eletrônicos, que emitem esse tipo de luz. Porém, isso pode ser utilizado em nosso favor. Em ambientes que precisamos de mais concentração e atividade, como no escritório e em salas de estudo, utilizar lâmpadas nessas cores são ótimas opções. Em banheiros, que precisam de mais iluminação, a mescla de lâmpadas frias e quentes é uma boa pedida. 

 

 

  • Luz indireta ou direcionada 

 

 

Além de pensar nos tons das lâmpadas, a forma que elas serão colocadas faz toda a diferença. Na iluminação indireta, por exemplo, a luz reflete em uma superfície e ilumina todo o resto do espaço de forma difusa, deixando-o mais acolhedor. Esse efeito pode ser conquistado com luminárias, spots ou lustres. 

Tem um item de decoração que merece um destaque? A iluminação direcionada é perfeita para isso. Além disso, ela pode ser usada em locais como mesas de estudo, que precisam de uma luz voltada para um ponto específico. Lâmpadas de led são ótimas opções nesse caso, já que não causam cansaço visual, são econômicas e têm longa vida útil. 

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se