Coletânea CasaPark

20 de Outubro de 2016
Notícias

Com uma programação recheada de novidades, de 23 a 26 de outubro, acontece a 2ª edição do Coletânea CasaPark, evento que reúne o melhor do design contemporâneo e das artes produzidos em Brasília. Durante os quatro dias, os expositores comercializarão objetos de decoração, acessórios para casa, desenhos, pinturas e mobiliário. Um dos destaques desta edição é a mostra de joias inspiradas no cerrado do Planalto Central criadas pelas designers Fátima Bueno, Joana Vasconcelos, Ligia Medeiros e Lurdinha Danezy. Algumas peças das designers Ligia, Fátima e Joana passaram pela Bienal de Design de Curitiba e por países como a Grã-Bretanha e Dinamarca. A programação conta ainda com o workshop Pega e Faz, com Daniel Titis, que ensinará a reutilizar material de descarte para criar peças de design e com a performance da artista plástica Clarice Gonçalves, que realizará um live painting.  O Coletânea CasaPark acontece de quinta a sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h, na Praça Central. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Destaque desta edição do Coletânea CasaPark, a mostra 4x+ joias contemporâneas, traz peças com toques autorais e exclusivos para criar os mais variados estilos de joias. A designer Fátima Bueno, que faz parte do coletivo Brasília Faz Bem, se inspirou na iconografia de Brasília, utilizando técnicas de fundição, laminação e encaixes para criar esta coleção. Lígia Medeiros, que também participa do coletivo, se diz influenciada pela estética modernista, a flora e fauna do cerrado brasileiro. O processo criativo de Joana Vasconcelos é ligado ao trato direto do material e das técnicas tradicionais. Suas joias têm como característica recorrente a flexibilidade e a interatividade, além das linhas simples e da economia de material. A designer Lurdinha Danezy resgata os materiais de descarte que estariam fadados à deterioração e que colaboram com a preservação da natureza.

O Coletânea CasaPark tem curadoria de Gracilene Bessa e Diogo Gama, dois produtores que vêm agitando a cena cultural e de design de Brasília. A dupla traz para a Praça Central a produção de design e de artes local que começa a ganhar destaque nacional e lança nomes que despontam como referências criativas que valem a pena conferir. Entre eles estão a Faniq Objetos, Chá das Duas, Alexandre Sidou Design, Cristina Galeão, Bsb Memo, Arte Rodrigo Nardotto, Camaleoa Acessórios, Arte Maria Cheia de Graça, Lilac Design, Thais Freade, Telma Aviane, Arte Dom Pedro, Fabricado, Janielle Ribeiro, Martí Discos, Fernanda Veras, Davi Ferraz, Cobogó Mercado de Objetos, Fundação Athos Bulcão, Sartto Design, Baru Design, Canto Meu, Dfeito, Eliane Mansani Joias Artesanais, Pau-Brasília, Piquenique Design e Fernanda Gelli.

Performance e workshop

Diversificada, a programação do Coletânea CasaPark traz para o público de Brasília opções de interação divertidas e educativas. No sábado, de 10h as 17h, com pausa para o almoço, o artista Daniel Titis ministrará o workshop Pega e Faz – invencionices, gambiarras e nova revolução não tão industrial. A ideia dessa oficina é criar, reciclar, transformar e reaproveitar. O artista pede para que os participantes levem para a oficina qualquer material que julgue interessante e que podem ser usados na oficina. O workshop conta com 20 vagas. Para participar, o interessado deverá enviar um e-mail para contato@limonadaproject.com.br, informando seus dados, e pagar uma taxa de R$ 30.

No Domingo, a artista plástica Clarice Gonçalves fará uma apresentação artística de pintura livre – live painting -, às 15h. A artista é um dos nomes mais importantes das artes visuais da cidade. Tendo a mulher como tema central de sua obra, Clarice cria cenas teatralizadas que podem ser oníricas, bucólicas ou representar uma dura realidade. Ao longo da programação, um set list especial, com jazz, soul music e muito mais, fará às vezes de trilha sonora para o evento.

O CasaPark fica no SGCV Sul, Nº 22. Para mais informações, acesse www.casapark.com.br ou pelo telefone: (61) 3403-5300. Estamos também no Facebook/CasaPark e no Instagram @casapark.

Veja a seguir, a programação completa do Coletânea CasaPark.

Programação Coletânea CasaPark

 

Evento

Dia

Horário

Local

Coletânea CasaPark

Quinta

12h às 22h

Praça Central do CasaPark

Coletânea CasaPark

Sexta

12h às 22h

Praça Central do CasaPark

Coletânea CasaPark

Sábado

12h às 22h

Praça Central do CasaPark

Workshop Pega e Faz

Sábado

10h às 17h

No Corredor da Mainline, 1º Piso Piso, CasaPark

Coletânea CasaPark

Domingo

12h às 20h

Praça Central do CasaPark

A artista Clarice Gonçalves fará uma intervenção artística de pintura livre  live painting

Domingo

às 15h

Praça Central do CasaPark

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se