Cinema em casa

27 de Março de 2014
Tendências

Levar para o conforto de casa a magia do cinema é uma das principais tendências mundiais na decoração de interiores. Arquitetos e designers de interiores projetam espaços para famílias grandes, pequenas ou pessoas solteiras para assistir a filmes com conforto e sofisticação, cada qual de acordo com o seu estilo. Vale a pena investir em sofás e poltronas confortáveis e em equipamentos de áudio e vídeo de boa qualidade para curtir os seus filmes prediletos.

Home Cinema 01 – Detalhes que fazem a diferença

01

Desejo do cliente: Instalar um home cinema no segundo andar da cobertura duplex que funcionasse como a sala íntima da família.

Proposta da designer: A designer de interiores Marcela Passamani optou por soluções práticas que deram ao espaço conforto e aconchego. Em vez de instalar um telão, Marcela propôs uma TV de LED grande, para dar um ar de sala de estar da família.

Um sofá, um recamier e uma poltrona confortáveis em tons de bege e cáqui e almofadas coloridas compõem o espaço e trazem leveza ao ambiente. Para abrigar os equipamentos de áudio, vídeo CDs e DVDs, Marcela aproveitou os móveis em laca branca que já faziam parte da sala e completou a decoração com painéis de madeira de demolição. Junto com as cortinas com blackout, os painéis de madeira ajudam a manter a sala escura na hora de assistir ao filme.

02

As luzes foram instaladas de forma estratégica para não atrapalhar a diversão. Assim, para manusear os equipamentos, luzes direcionadas foram instaladas sobre a mesa de centro, o bar e o rack. Uma arandela, que tem a intensidade da luz regulada por dimmer, foi posicionada no meio da parede, proporcionando uma iluminação confortável sem comprometer a projeção.

Home Cinema 02 – Foto Clausen Bonifácio – Inspiração nas cores

03

Desejo do Cliente: Family room e home cinema para uma mostra de decoração.

Proposta do arquiteto: Inspirado em sua terra natal – a cidade de Belém do Pará – o arquiteto Denis Sarges criou um espaço que pudesse ser family room e home cinema ao mesmo tempo.

O espaço criado para a mostra Decora Líder 2013 é uma aposta arrojada do arquiteto, que utilizou cores cítricas em seu projeto. O sofá laranja, as mesas de centro vermelhas, amarelas e azuis, e o mix de estampas do tapete – de listras – com a poltrona – de folhas – dão ao espaço um ar moderno e ao mesmo tempo acolhedor, onde a família e os convidados podem se reunir para conversar e tomar um café – uso típico de uma family room – e ao mesmo tempo assistir a uma maratona de filmes.

As madeiras claras dos móveis foram inspiradas nas tendências mundiais e dão o toque de modernidade ao espaço. A iluminação em LED – que tem um baixo consumo de eletricidade e não aquece o ambiente, diminuindo a necessidade do uso de ar-condicionado – e a madeira de reflorestamento do mobiliário têm enfoque sustentável, uma preocupação presente nos projetos de Denis Sarges.

Home Cinema 03 – Três em um

04

Desejo do cliente: Um espaço multiuso para a família e para receber os amigos.

Proposta da arquiteta: Para o apartamento, que teve como prioridade a integração de ambientes, a arquiteta Patrícia Almeida instalou um telão no centro das três salas – de jantar, estar e de cinema – que tem tecnologia que permite a moradores e convidados assistir ao filme com conforto, independentemente do ponto da sala onde estiverem, mesmo que seja à mesa de jantar. Como o telão é retrátil, ele permite transformar o espaço em uma grande sala de estar ou de festa. Para momentos mais intimistas, um confortável sofá e persianas com blackout garantem o clima de cinema.

05

Home Cinema 04 – Moderno e descolado

Home Cinema 04 – Moderno e descolado

Desejo do cliente: Um espaço para curtir a nova etapa da vida

Proposta da arquiteta: A arquiteta Patrícia Almeida criou um ambiente integrado, onde sofisticação e modernidade são a tônica. Pronto para começar uma nova etapa de sua vida, o cliente pediu um espaço que fosse só dele. Dessa maneira, a arquiteta alterou a planta do apartamento e, no lugar de um quarto, fez a sala de cinema. Em lugar de um grande sofá, duas poltronas com banquetas Charles Eames. Toda a parede e aparador do home cinema são em vidro, sendo a tela em um vidro específico para projeção e o restante em vidro temperado colorido. A iluminação foi toda pensada para criar cenários aconchegantes, sem comprometer a projeção. O projeto tem cores essencialmente masculinas, como o preto e o cinza, que são quebrados com toques de vermelho nas banquetas e branco em detalhes no móvel que serve de apoio ao home cinema.

07

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se