VIVA ARTE VIVA BIENAL DE ARTE DE VENEZA

Design pelo Mundo - 23 de Novembro de 2017

Entre as manifestações de arte contemporânea mais importantes, a Bienal de Veneza celebra sua 57ª edição, entre curiosos, adeptos e críticos. Sua curadora, a francesa Christine Macel, explica que a arte permanece como uma das demonstrações mais preciosas da humanidade, um espaço de reflexão e uma alternativa verdadeira contra o individualismo e a insensibilidade proveniente da indiferença entre os seres. Pretende, desta forma, comunicar de maneira viva e expressiva um espaço consciente para os artistas, como pensam e as formas que propõem, indagar suas práticas e os interrogantes para o futuro.

Uma Bienal sem tema central nem especificidade inicial que possa conduzir o visitante numa única linha de pensamento. A curadora estabelece um percurso onde as descobertas podem ser alcançadas de maneira errática, como se tratasse de um ambulante em procura do lugar desconhecido. Uma reflexão sobre a sociedade atual, sobre os conflitos do mundo e sobre os recintos a serem reinventados.

Incorpora uma malha temática de “Trans-pavilhões” fundada na obra dos artistas, gerando alguns pontos de partida para o visitante, mas sem uma separação semântica entre eles. Os espaços da Bienal são “I Giardini” e o “Arsenale”, com a participação de 120 artistas, 86 participações nacionais e 23 eventos colaterais específicos da Bienal, além de outras mostras e exposições em diversos locais da cidade.

Para quem consiga ainda visitar, a Bienal permanecerá aberta até o dia 26 de novembro deste ano.

PALESTRA: Para todos aqueles que pretendam conhecer as obras e os artistas do evento, poderão assistir a palestra sobre a Bienal de Veneza programada para o dia 18 de Outubro no CasaPark de Brasília.

Foto divulgação

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se