TORRE PRADA, UM EMBLEMA MILANÊS

Design pelo Mundo - 26 de Março de 2018

O último símbolo arquitetônico milanês esta sendo finalizado e aberto ao público no dia 20 de março deste ano. A torre, que marca um dos espaços principais da Fondazione Prada inaugurada há 3 anos, se levanta como uma silhueta peculiar no tecido urbano de Porta Romana, o bairro pós-industrial da cidade lombarda que hoje é um dos centros indiscutíveis da contemporaneidade.

A presença da Fondazione Prada tem mudado profundamente esta região de Milão, trazendo novas oportunidades para as pessoas que habitam o lugar e incentivando o turismo e uma nova maneira de pensar a cidade. Desta forma a torre projetada pelo escritório OMA se ergue como um farol, repropondo uma interessante comunicação entre o passado e o presente, com seus 60 metros de altura divididos em 9 andares com diferentes funções.

O projeto traz um conjunto arquitetônico com uma linguagem expressiva e com uma superfície de 2.000 m2 projetada com espaços amplos para albergar obras de grande dimensão, com plantas variadas de formas trapezoidais e retangulares. A fachada sintetiza a complexidade do interior, alternando diferentes alturas e abrindo-se ao norte, este e oeste para aproveitar a luz solar. Sem sombra de dúvida, um dos melhores espaços para apreciar a arte contemporânea.

OMA, responsável pelo projeto, é um dos mais importantes escritórios de arquitetura da atualidade, com sedes em Rotterdam, Nova York, Hong Kong, Beijing, Doha, Dubai, Brisbane. Sua principal figura é o genial arquiteto Rem Koolhaas, nascido em Rotterdam, atualmente professor da Universidade de Harvard, Massachusetts.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se