TANTO MAR, FLUXOS TRANSATLÂNTICOS DO DESIGN.

Design pelo Mundo - 26 de Março de 2018

Design brasileiro e português em Lisboa

Acaba de ser inaugurada uma interessante exposição em Lisboa que tem como objetivo marcar um discurso profundo sobre as contaminações criativas entre Brasil e Portugal no âmbito do design.

Uma proposta audaz atravessada pelas uniões e as diferenças entre ambos continentes, afinidades que se afirmam ou transformam com o passar do tempo plasmadas em 160 exemplos, entre mobiliário, roupas, joias, azulejos, objetos decorativos, ilustrações, marcas e publicações.

O tema parece não ser tão simples. Uma das mais importantes curadoras do design brasileiro, Adélia Borges, assina o fantástico projeto junto a Bárbara Coutinho, nome fundamental do pensamento lusitano sobre estes temas. Ambas identificam aproximadamente uma centena de nomes dos últimos dois séculos, autores separados e unidos pelo mar infinito, o Atlântico. Nesse espaço poético as linguagens cruzadas da cultura material e popular confluem num mapa transformador, iluminado e ziguezagueante.

Tanto Mar, Fluxos transatlânticos do Design indaga a origem das matérias e das técnicas, a qualidade simbólica dos objetos e suas possíveis reinterpretações de cada lado do mar. Dessa forma, a calçada da Praça do Rossio em Lisboa torna-se o calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro, entre tantos outros exemplos da mostra.

A exposição também navega na diversidade das colônias portuguesas, Cabo Verde, Moçambique, Senegal e Timor Leste. Muitos são objetos pertencentes ao acervo do Museu Agrícola Colonial, que é guardado no Palácio dos Condes da Calheta, no Jardim Botânico Tropical, em Belém, o lugar onde a mostra acontece.

Desta forma, Tanto Mar mergulha no refluxo da cultura e do pensamento modernos, atravessado pela nostalgia transterritorial e pela fluidez das margens sem fronteiras. No centro, o grande oceano.

 

Quando: 10 março a 15 julho de 2018

Onde: Palácio dos Condes da Calheta Jardim, Museu Agrícola Tropical, Belém, Lisboa.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se