OS ANIMAIS ADORMECIDOS DA VITRA

Design pelo Mundo - 03 de Outubro de 2018

03Os objetos que nos acompanham durante a vida nos propõem prazer, segurança e felicidade, sendo um dos tantos valores que nos estreitam com os espaços mais próximos e com aqueles lugares onde permanecemos.

Uma pesquisa recente do escritório sueco de design Front formado por Anna Lindgren e Sofia Lagerkvist fala sobre essa relação amorosa e sensível entre o ser humano e os objetos figurativos. A partir desta premissa foi criada para Vitra uma coleção de animais adormecidos em tecido e cerâmica para uso quotidiano.

Front tem um importante precedente na criação de móveis com forma de animais. Em 2006, criou sua renomada linha de produtos de animais lifesize para a marca holandesa de design Moooi, como uma mesa lateral em forma de porco ou um cavalo e um coelho em escala natural, com luminárias na cabeça.

Resting Animals incorpora uma nova experiência de espaços a partir da presença inanimada destes seres que nos acompanham durante a jornada, vigiantes da nossa existência e capazes de influenciar o nosso humor e estado de ânimo.

Um longo caminho de quatro anos da dupla para pensar objetos fora dos estereótipos, trazendo aspectos da natureza aos ambientes, definindo novos espaços com caráter para a convivência e o trabalho, para a relação entre as pessoas e seres queridos, e até para tratamentos com pacientes que sofrem algum tipo de depressão.

“Ao olharmos para isso, nos deparamos com estudos mostrando como as pessoas que olham para animais de estimação ou brinquedos macios obtêm uma sensação positiva de bem-estar… resultando em uma sensação de calma”, disse Lindgren.

A coleção foi lançada durante a Maison & Objet em Paris, que acontece de 7 a 11 de setembro de 2018.

Fotos divulgação: Vitra

As peças incluíam uma mesa lateral em forma de porco e modelos em escala real de um cavalo e um coelho com lâmpadas em suas cabeças. Em um filme exclusivo filmado por Dezeen dez anos após o lançamento da coleção, os designers discutem a reação inesperada que a série temática animal recebeu.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se