MADE IN CALIFORNIA

Design pelo Mundo - 26 de Novembro de 2018

Um das regiões da Califórnia que vem passando por importantes transformações sociais e urbanas, tem se convertido num laboratório de boa arquitetura, com a chegada de escritórios de jovens profissionais engajados em projetar uma nova linguagem para as cidades.

O escritório americano Johnsen Schmaling Architects, fundado em 2013, com sede em Milwaukee, Wisconsin, é responsável por um belíssimo projeto próximo ao centro de Sacramento, no complexo Oak Park. Seis casas de modesto tamanho possuem delicadas fachadas multicoloridas que enriquecem a fisionomia urbana do lugar, promovendo uma melhor qualidade de vida, após décadas de estagnação econômica e um longo período de pobreza de ideias em relação à cidade. Hoje a cidade vive um renascimento contínuo com a incorporação de arquitetas para o lazer, como bares, cafés e restaurantes, e uma vida cultural em crescimento com a chegada de novos habitantes ao pequeno centro urbano.

Uma proposta simples construída em um lote retangular incorpora 6 residências de 140m2 cada uma, projetadas em dois andares, três delas em frente a uma rua e as outras três em frente a um espaço público similar a uma pequena praça.

Pensadas como habitações unifamiliares, elas se “abrem” ao espaço adjacente a partir do primeiro andar, que dialoga com a rua por meio de uma série de brises em alumínio coloridos, enquanto a configuração do térreo mantem um diálogo com os espaços posteriores, mais autônomos e intimistas.

No térreo os detalhes construtivos são simples e funcionais, com paredes brancas e piso em concreto, espaços abertos que unem a sala com a cozinha e um espaço de depósito próximo ao jardim. O segundo andar é reservado para os quartos.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se