CRIATURA EM STUTTGART

Design pelo Mundo - 23 de Novembro de 2017

Um pavilhão robótico baseado na forma de conchas do ouriço do mar é o novo sky-line de Stuttgart, a maior cidade do estado de Baden-Württemberg na Alemanha.
Resultado de uma longa pesquisa realizada pelos estudantes da Universidade desta cidade, o prédio, com estrutura em madeira compensada laminada, se baseia numa singular figura geométrica que se repete na estrutura da cobertura.

O pavilhão forma parte de uma série anual desse tipo de construções produzida sob a liderança de Achim Menges, com o apoio do Instituto de Design Computacional (ICD) da escola e Jan Knippers do Instituto de Estruturas de Construção e Estruturas Design (ITKE).

O objetivo é expor o potencial que os processos computacionais têm na criação e fabricação desses elementos urbanos espalhados pela cidade, construídos a partir da utilização de elementos moldados e costurados industrialmente. Os processos de costura e fabricação foram realizados por um robô, sendo o primeiro de seu tipo em empregar a costura industrial de elementos de madeira em uma escala arquitetônica.

A escola vem utilizando estudos de pesquisa sobre ouriços-do-mar para desenvolver diversos métodos de construção de placas de madeira e a utilização de máquinas de costura para encaixar as peças e evitar que as camadas de laminado se separem.
*Fotos divulgação

 

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se