BERNA EM SÃO PAULO

Design pelo Mundo - 23 de Novembro de 2017

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo recebe uma magnífica exposição da artista performática Berna Reale, uma dos personagens mais interessantes da arte brasileira atual.
Berna estudou na Universidade Federal do Pará, em Belém, e tornou-se perita criminal do Centro de Perícias Científicas do Estado do Pará.

Suas instalações envolvem o próprio corpo da artista, focadas nos temas sobre a violência e sobre as questões do contemporâneo. A simbiose entre arte e perícia criminal lhe permitiu criar por mais de 20 anos obras a partir da fotografia e da instalação, sendo uma das representantes brasileiras na Bienal de Veneza de 2015, entre tantas outras mostras internacionais.

O trabalho de Berna Reale carece de linguagem sofisticada, com uma comunicação rústica e de forte impacto, como ela mesma falou numa recente entrevista: “Eu fico muito mais feliz se tiver gente comum vendo meu trabalho. Não faço a mínima questão de o meu trabalho ser intelectualizado, dele falar de algo com códigos extremamente sofisticados ou específicos que só uma parte da sociedade entende”.
Fotos divulgação
Fonte entrevista: Jornal El País
Fotografia 01. Crédito: “Fotografia Edouard Fraipont”

 

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se