Espron-BMW: O protótipo de Nelson Piquet

29 de Setembro de 2017
Revista Espron-BMW: O protótipo de Nelson Piquet

 A famosa "Fórmula Espron" era composta de carros protótipos com chassis desenvolvidos no Ceará e motores BMW. Idealizada e também promovida pelo tricampeão de F-1 Nelson Piquet no ano de 1995, a categoria nasceu com a pretensão de melhorar as modalidades regionais a um preço acessível, fortalecendo o automobilismo no Brasil. O objetivo de Piquet era claro: ele queria formar uma nova geração de pilotos no país.

O protótipo Espron — construído com tubos de aço, carroceria de fibra de vidro, suspensão dianteira de fusca e motor BMW M44 2.0 —, produzido por Pedro Virgínio em parceria com Alexandre Romcy, era capaz de atingir uma velocidade de até 260 km/h. O nome inicial do carro foi "Próton", mas acabou sendo trocado para não ser homônimo de uma montadora australiana, a pedido de Piquet.

A ideia primária, que vingou por muito tempo, era de um automóvel de custo barato tanto para aquisição como manutenção, já que utilizava chassi tubular e componentes como motor, câmbio, suspensão, freios, sistema de direção, entres outros originais da linha Volkswagem boxer recobertos por uma bela carenagem aberta desenhada à sombra dos grandes protótipos internacionais.

Com o Espron-BMW pronto para uso dos pilotos, Piquet decidiu fazer o lançamento da categoria em grande estilo durante uma prova promovida por ele, no DF. Foi assim que o anel externo do Autódromo Internacional de Brasília foi usado pela primeira vez para competição em 1998: uma prova da Espron-BMW. Para isso, ele levou os carros que competiam no campeonato cearense (os Prótons) visando incentivar pilotos locais a adquirirem chassis e, assim, garantir o sucesso do empreendimento.
Outro momento marcante na história dos Espron foram as provas realizadas durante programação de um dos GPs Brasil de Fórmula 1. Tal categoria fez sucesso internacional sendo escolhida também para uma prova de exibição no Rio de Janeiro, antes da Fórmula Mundial (Ex- Fórmula Indi).

Os apaixonados por carros antigos terão a oportunidade de ver o lendário Espron-BMW, famoso modelo ícone do projeto de Nelson Piquet na década de 90, na Praça Central do CasaPark, no período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2017.
O veículo em questão pertence a uma coleção particular do proprietário da V12 Motors, Gilmar Farias, e é um carro de corrida reconstituído com pintura especial, totalmente personalizada e não adesiva. A parceria entre o CasaPark e a V12 Motors trará um veículo de coleção por mês dentro do CasaPark Drive Experience.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se