CasaPark receberá exposições do Ciclo da Cultura Japonesa

14 de Setembro de 2017
Evento 14 de Setembro CasaPark receberá exposições do Ciclo da Cultura Japonesa

 Brasília, 13 de setembro de 2017 – O Shopping CasaPark receberá o evento anual Ciclo da Cultura Japonesa, de 22 a 24 de setembro, por meio da exposição "IKEBANA: a arte de se expressar com flores" — mostra comemorativa dos 90 anos da Escola Sogetsu no Japão e seus 30 anos de atividade em Brasília.

A exposição reúne cerca de 50 composições de tamanhos variados, podendo ocupar 12m² ou ser um arranjo com uma única flor. O evento, aberto à visitação do público na sexta (22) e no sábado (23), das 10 às 22 horas; e domingo (24), das 14 às 20 horas, apresenta a essência da estética japonesa de delicadeza e expressividade.

"Será um imenso prazer levar essa mostra de Ikebana para o CasaPark, um shopping voltado para o embelezamento e a harmonização de ambientes”, comenta Zilah da Costa Raymundo, presidente do Clube de Ikebana de Brasília e coordenadora da exposição.

Zilah acrescenta que as composições podem ser comparadas a um tipo de escultura viva e nenhum material estará à venda. “O objetivo da exposição é apreciar a beleza da flora brasileira, que ganha destaque ainda maior com a técnica da Ikebana”, diz.

Exposição Caliandra – A Embaixada do Japão no Brasil trará, também, a exposição "Caliandra" da artista plástica Patrícia Bagniewski, simultânea à Ikebana. A pequena mostra vai retratar a flor do cerrado, cuja atratividade está nos numerosos estames longos e de coloração avermelhada.

A artista apresentará a caliandra sob a perspectiva de reprodução pelo vidro borosilicato, moldado em maçarico de alta temperatura — uma técnica aprendida durante o mestrado no Joshibi University of Art and Design, no Japão.

Curiosidades:

 Ikebana significa Ka-dô, o caminho da flor (Ka = flor; Dô = caminho);
 Teve origem no Japão;
 É a arte dos arranjos florais;
 No Brasil, existem atualmente 14 escolas filiadas à Associação de Ikebana do Brasil;
 Sogetsu é uma das escolas (linha estética) que segue a linha moderna da Ikebana;
 A Escola de Ikebana Sogetsu, cuja sede é em Tokyo, tem representação em Brasília e mantém cursos regulares, realizando pelo menos uma exposição anual há 30 anos.

SERVIÇO:

O que: Exposições - “IKEBANA: a arte de se expressar com flores” e “Caliandra”
Quando: 22 a 24/9
Onde: CasaPark (SGCV Sul lote 22)
Horário: Sexta e sábado (22 e 23/9) – 10h às 22h | Domingo (24/9) – 14h às 20h
Investimento: Gratuito
Realização: Embaixada do Japão no Brasil e Escola de Ikebana Sogetsu de Brasília
Apoio: CasaPark

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se